03 outubro, 2011

Balanço do Rock In Rio: Shows, personagens, destaques e micos que marcaram o festival


Foram cerca de 160 atrações em sete dias de festival, com público estimado de 700 mil pessoas no total. Houve shows memoráveis, encontros de artistas, bem como personagens que marcaram o festival fora dos palcos, e micos que vão ficar na memória. Veja abaixo os destaques do Rock In Rio 2011.
10 SHOWS MEMORÁVEIS
Coldplay
O grupo do carismático vocalista Chris Martin conquistou a platéia do Rock In Rio com um show que apresentou o disco novo banda banda com queima de fogos e muito visual (leia mais).

Elton John
O cantor inglês mostrou um repertório de clássicos com a categoria característica de um "sir" e o vigor que se espera de um roqueiro (leia mais).

Guns N' Roses
Debaixo de muita chuva, a banda de Axl Rose fez um encerramento apoteótico do Rock In Rio, com um show que teve até solo da Pantera Cor-de-rosa (leia mais)

Ivete Sangalo
A presença de artistas de axé causou controvérsia no eclético festival; polêmicas à parte, Ivete fez um show competente que agradou ao público (leia mais).

Katy Perry
A cantora fez um show colorido, com referências ao teatro de rebolado e psicodelia, com muita piadinha picante e outras malcriações (leia mais).

Legião Urbana com a OSB
Uma das bandas mais importantes do rock nacional, o Legião nunca havia tocado num Rock In Rio; a falta foi corrigida num show que emocionante (leia mais).

Metallica
O grupo foi a atração principal da noite de heavy metal e entregou aos fãs um repertório de clássicos do início da carreira (leia mais).

Mondo Cane
O vocalista do Faith No More, Mike Patton trouxe ao Rock In Rio seu show de músicas românticas italianas com sotaque heavy metal (leia mais).

Slipknot
Mascarados fazem show brutal e soturno em homenagem ao baixista da banda morto de overdose em 2010 (leia mais).

System of A Down
É impressionante o domínio que esse grupo tem sobre a plateia, que, hipnotizada, faz coro para suas músicas cheias de "complicações" melódicas e rítmicas (leia mais).
5 PERSONAGENS
  • Christiane Torloni, que lançou o bordão da temporada, "hoje é dia de rock, bebê", durante entrevista ao Multishow;
  • Júlio de Sorocaba, o rapaz que ganhou um beijo de Katy Perry e virou celebridade instantânea;
  • Rafael Macarenhas, filho de Cissa Guimarães homenageado no show dos Red Hot Chili Peppers no dia em que faria 20 anos;
  • Rita Lee, que movimentou o tweeter com seus comentários sobre o festival: "O big boss do evento me odeia. Eu ñ o odeio, só preferia q ñ existisse”, escreveu no domingo.
  • Cacique Cobra Coral é uma "entidade" contratada pela produção do Rock In Rio para garantir que não chovesse durante os dias do evento... parece mentira, mas é verdade (leia aqui). A pajelança não deu muito certo, e a chuva caiu sem dó durante o show do Guns.

MICOS
  • O transbordamento dos banheiros no terceiro dia do festival, que deixou a Cidade do Rock com cheiro de urina;
  • Os miniarrastões, casos de furto e agressão dentro da Cidade do Rock;
  • As declarações da organizadora do evento, Roberta Medina, que botou a culpa dos furtos e lixo na multidão e minimizou os problemas da organização do evento
  • Filas de até duas horas para alimentação e brinquedos (roda gigante e tirolesa) na Cidade do Rock desagradaram a todos os frequentadores

BEIJO NA BOCA
O Rock In Rio abriu e fechou com beijo na boca dado por "casais" do mesmo sexo. No primeiro dia,Sandra de Sá e Bebel Gilberto, que dividiram o palco cantando Cazuza, deram uma bitoca calorosa. No último dia, foi a vez de Beto Lee e Sérgio Dias darem um selinho durante o show dos Mutantes.
MISS SIMPATIA
Hors concours, Shakira leva o prêmio de artista mais carismática a se apresentar no Rock In Rio. Levou fãs para o palco, ensinou dancinhas, falou em português (muito mais que o tradicional "obrigada") e patrocinou um dos momentos mais animados de todo o festival ao chamar Ivete Sangalo ao palco para cantarem juntas "País Tropical".

ENCONTROS MEMORÁVEIS
  • Ivete Sangalo e Shakira foi o encontro mais marcate do Rock In Rio 2011. O ápice do show da cantora colombiana aconteceu quando elas cantaram juntas "País Tropical";
  • Mike Patton subiu ao palco com o Sepultura e cantou "Roots, Bloody Roots";
  • Nas últimas músicas do show de Stevie Wonder, Janelle Monáe sentou-se ao piano com o cantor e fez dueto em “Superstition”, “As” e “Another Star”; 
  • Legião Urbana contou com o auxílio luxuoso da Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados (não tão memoráveis);
  • O guitarrista do Sepultura Andreas Kisser, conhecido por gostar de dar canjas e participar de jams, também subiu ao palco com o Motörhead e o Maná.

FICOU NO AR
Eles não subiram no palco, mas estiveram presentes em diversos shows do Rock In Rio. Jorge Ben Jor é o compositor da música que reunião Shakira e Ivete, "País Tropical", e foi lembrado também pelo Coldplay, que fez uma breve citação a "Mas Que Nada". Michael Jackson ganhou cover de dois artistas do palco principal, Janelle Monáe e Stevie Wonder. "I love you, little Michael", declarou o último. E a cantora Madonna reinou soberana como a grande inspiração de nove entre 10 artistas mulheres que se apresentaram no festival: os trejeitos "sensuais" de Rihanna, a entrada apoteótica de Ivete Sangalo, a superprodução de Claudia Leitte e até a latinidade de Shakira... todas trilham os caminhas desbravados pela "Material Girl".

OS BOATOS
Festival que se preza tem que ter boataria. Já nas primeiras horas da madrugada do domingo, dia em que o Guns se apresentaria, começou a circular pela Internet o rumor de que o vocalista Axl Rose teria perdido o vôo para o Brasil e que o show da banda seria cancelado. A notícia tinha um fundo de verdade. o músico realmente não chegou ao país junto com os outros músicos do grupo --mas chegou ao Rio no dia do show, de jatinho. Antes de Axl, Anthony Kiedis foi o protagonista de um rumor que dava conta de que o show do Red Hot Chili Peppers seria cancelado, o que, por fim, também não aconteceu.

0 comentários:

Postar um comentário